terça-feira, 22 de março de 2011

Bully



Crianças podem ser malvadas e a novidade?... Vocês devem ter assistido este vídeo:



O garoto de 15 anos já cansado de sofrer bully, por parte dos meninos de sua escola, resolveu se defender. Casey Heynes, ou menino Zangief, ganhou a mídia com uma velocidade impressionante, algumas pessoas ainda criticaram sua atitude, mas a grande maioria mandou mensagens de apoio. Casey está se transformando em herói de todos aqueles que sabem o quanto o bully prejudica uma infância.

Vejam essa entrevista com o garoto, tem 12 minutos, mas vale muito a pena. Tem a visão do pai, de Casey e de sua irmã sobre o fato.
Sabe o que me preocupa? 

Assim como o pai de Casey, muitos outros não sabem o que acontece com seus filhos na escola, acho que já deu aquele papo de que "são crianças, não devem ter problemas".
Quando você ouve um garoto e 15 anos dizendo que já pensou em se matar, quando você percebe a maturidade com a qual ele fala de suas dores, não resta dúvida... AS INFÂNCIAS ESTÃO SENDO ROUBADAS!


O que está acontecendo com nossas crianças, como elas podem voltar com traumas do lugar que deveria prover a educação? 


Mas... queria deixar bem claro que o grande problema não está nas escolas, elas devem combater o bully sim, mas o agressor é formado dentro de casa, isso mesmo, olhe para o seu filho, o que ele assiste? O que ele ouve? Que jogos ele gosta? O que ele faz na internet?

Muitas vezes as crianças repetem comportamentos dos adultos, principalmente daqueles que elas tomam como exemplo sejam os pais ou um personagem de tv. Mas o que eu estou querendo dizer? 

A tendência do Bully é piorar, o que significa que a qualidade dos profissionais de Educação precisa melhorar mais e mais, como a escola trabalha essa questão nas classes? 

Se você acha que Bully é besteira, que é só um neologismo que surgiu para alguém ganhar dinheiro, que antes era tudo diferente... É, você tem grandes chances de ser um(a) imbecil. 

Antes realmente era diferente, existia menos, com a internet e essa voraz pressa que as pessoas tem para tudo o problema tende a piorar. O que seu filho está pensando agora? Niguém sabe, nem devemos saber, mas será que não seria bom usar essa energia com algo produtivo?  

Eu assistia filmes que não eram para minha idade, ouvia rock pesado, jogava doom, mas nunca quis matar alguém só umas duas vezes... heim?.

Vamos cuidar de nossas crianças para que o futuro não precise de tantos presídios!

um abraço.

5 comentários:

  1. Todo mundo já sofreu direta ou indiretamente...

    Ótimo post...

    =*

    Juliane,

    essataldialetica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você. O problema deve ser tratado com seriedade não só pela comunidade escolar, mas também pela família, pois a formação começa em casa. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o bully não é uma novidade da última década. Este tipo de comportamento já existe a tempos, mas só agora recebeu um nome e uma preocupação.

    Acho que é necessário entender por que este tipo de prática tomou proporções tão gigantescas como hoje em dia. A internet, como tu dissestes, claro, é um fator que ajudou. Mas creio que não seja o único!

    E acho que as escolas não devem ser isentas de culpa pelo que ocorre. Assim como os pais, ela também é fundamental na formação da criança. Posso educar meu filho da melhor maneira possível, mas se a escola não o educar corretamente, aquele filho educado em casa, pode se tornar rebelde na escola, e por consequencia se tornar rebelde também em casa. E no fim, como vamos distinguir a instituição (família ou escola) que moldou o caráter rebelde da criança?!

    ResponderExcluir